O Nordeste mostra sua arte em exposição no Palácio dos Bandeirantes

Editoria: Vininha F. Carvalho 31/03/2008

A mostra "A Arte que Banha o Nordeste" será aberta hoje, dia 31 de março, segunda-feira, às 20h, no Palácio dos Bandeirantes. A exposição reúne obras de artistas de cinco Estados: Rio Grande do Norte, Sergipe, Ceará, Pernambuco e Alagoas.

As formas e cores exuberantes da arte nordestina vão ocupar todo o hall nobre da sede do governo paulista. São mais de 170 obras de cerca de 30 artistas, entre eles, Vicente do Rego Monteiro, Ariano Suassuna, Aldemir Martins, Dorian Gray Caldas, Darrel Valença Lins, Francisco Brennand, Cícero Dias, J. Inácio, João Câmara e outros.

Entre as obras estão 104 telas do artista plástico pernambucano José Cláudio da Silva, produzidas a partir de uma viagem que fez à Amazônia, em 1975, quando integrou a expedição do Museu de Zoologia de São Paulo. As obras, que pertencem ao Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo do Estado de São Paulo, registram imagens captadas durante dois meses pelo artista ao longo do rio Madeira, de Manaus até Porto Velho, a bordo de um barco a motor.

A exposição fica em cartaz até 4 de maio e faz parte do projeto Brasil Mostra a sua Arte. A proposta é começar a percorrer os caminhos brasileiros pelo Nordeste. Pelas mãos de artistas da região é possível conhecer os mitos, lendas, festas, tradições, registros de tipos e as belas paisagens do Nordeste, a primeira região das Américas a ser pintada por artistas europeus no século XVI.

A curadora do Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo, Ana Cristina de Carvalho, destaca que a exposição revela que a arte transcende ao folclore local e resgata memórias e histórias contadas através das obras, o que evidencia a diversidade artística e cultural brasileira.

A idéia, afirma ela, não é expor apenas um momento na história das artes da região, mas uma visão coletiva de gerações de artistas que nasceram nos estados mencionados. Por isso, a exposição reúne um conjunto de obras que demonstram como os artistas, de gerações distintas, registraram paisagens, tipos e tradições do território brasileiro.

“As obras evidenciam, de um lado, um mundo mágico, romântico, alegórico e exótico; e de outro, uma realidade exuberante e inquietante”, resume Carvalho.

A curadora explica que o projeto Brasil Mostra a sua Arte tem o objetivo de valorizar e difundir a arte produzida no Brasil, em regiões fora do eixo Rio–São Paulo, descentralizando a produção de artistas modernos e contemporâneos. “Queremos que o público tenha acesso a obras que são de fundamental importância na construção da história da arte brasileira”, afirma.

A próxima exposição, que será apresentada no segundo semestre deste ano, terá artistas do norte-nordeste.


SERVIÇO:

Exposição: "A Arte que Banha o Nordeste"

Abertura: segunda-feira, 31 de março de 2008, às 20h

Encerramento: 4 de maio de 2008

Local: Palácio dos Bandeirantes: Avenida Morumbi, 4.500 - Portão 2.- São Paulo - SP

Visitas: de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h (sempre em horas cheias); sábados, domingos e feriados, das 11h às 16h (sempre em horas cheias)

Todas as visitas são acompanhadas por monitores.

Entrada franca.

Fonte: Cíntia Cury

Endereço: